Existia a corrida de cavalos na atual Av. Brasil, sempre aos domingos, com várias apostas, no período entre 1945 a 1958. Havia clubes sociais: Clube Oriental e p Clube da Portuguesa; Clube Itapemirim e o Sport Clube Vila São Luis que ficava na Av. Brasil. O terreno foi doado ao clube, mas por falta de documentação comprobatória de posse, teve o terreno tomado pela prefeitura, hoje se encontra neste local a Praça XIII de maio mais conhecida como "Apoteose".
O time de futebol era conhecido e teve como presidente o ex-goleiro, Sr. Moreira que ocupou o cargo deixado pelo Sr. Nico.
Funcionava um sistema de radiofone nas ruas XV de novembro (Pau Ferro) e Av. Itatiaia onde se escutava música e o noticiário da época. O locutor era o Sr. Jorge Bastos.
A Vila São Luis foi palco do desfile oficial das escolas de samba do Municipio de Duque de Caxias, sendo elas: Unidos da Vila São Luis, União do Centenário, Capricho do Centenário, Cartolinha de Caxias que após se unirem, formaram a atual acadêmicos do Grande Rio.
Dos cinemas registrados, encontramos dois próximos à Vila São Luis: O Cine Santo Antonio, localizado na Av. Itatiaia (onde hoje é a igreja de Nova Vida), tendo como proprietário o Sr. Eduardo Souza Martins, atual dono da Casa de Fogos Santo Antonio e dos cinemas Santa Rosa 1, 2 e 3. O responsável por este cinema foi o Sr. João Grande. O outro Cinema era o Santa Lucia, localizado na Av. XIV de Julho com Rua São José, no Jardim Guanabara. Atualmente não há cinema nem teatro nas redondezas.